Eu já falei aqui no blog pra vocês sobre o que é umectação e quais os maiores mitos em torno desse processo. Pra quem ainda não leu o post, clica aqui pra entender um pouco mais sobre a umectação antes de partir para o processo da umectação noturna.



Bem, a técnica da umectação é excelente para NUTRIR os cabelos danificados por processos químicos ou pela ação da poluição e sol excessivo. Acontece que diferentemente dos óleos batizados que nos compramos em supermercado ou em lojas de produtos de beleza, os óleos 100% vegetais, quando aplicados em excesso, podem ficar nos nossos cabelos por até 8h! Ou seja, se você encher seu cabelo de óleo industrializado e não tirar depois de uma hora, seu cabelo vai ficar duro, com aspecto de palha! Mas, se você faz a mesma coisa com o óleo 100% vegetal, isso não acontece pelo fato do mesmo ser 100% natural.  


Sabendo disso, você pode passar até 8h seguidas com o cabelo cheio de óleo vegetal que não terá problema, pelo contrário, seu cabelo ficará nutrido e brilhoso! Olha que maravilha! E foi assim que surgiu a ideia da umectação noturna, afinal você não vai sair de casa com o cabelo cheio de óleo neh cat?



Para fazer a umectação noturna você precisa:

1- Óleo 100% vegetal 
Não tem certeza se é 100%? Melhor usar o azeite de oliva extra virgem. Nada de fazer umectação com óleos de marcas famosas porque teoricamente são muito bons hein? Esses óleos são batizados com diversas substâncias e NÃO  servem para fazer a umectação noturna. Você precisa usar um óleo 100% VEGETAL! Um bem fácil de encontrar por aí é o óleo de coco, muito usado na culinária de alimentos saudáveis. Geralmente eu compro os meus pela internet no site da Engetec.

2- Pente para espalhar
 Ou dedos, se você é a louca do No Poo e praticamente nunca usa pente nos cabelos.

3- Touca de banho ou camiseta de algodão
Nada de touca térmica hein?


Como fazer a umectação noturna:

- Separe o cabelo em mechas;

- Em cada mecha aplique uma pequena quantidade de óleo vegetal da raiz até as pontas, massageando. O cabelo não deve ficar escorrendo óleo hein gente? Ah, e se você leu o post anterior sobre umectação já sabe que óleo vegetal na raiz não deixa couro cabeludo oleoso, então pode aplicar sem medo;

- Quando terminar a aplicação massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos ( nada de usar as unhas) para ativar a circulação;

- Coloque uma touca de banho no cabeça, lenço de microfibra ou camiseta de algodão, para evitar sujar o travesseiro e vá dormir;

- No dia seguinte lave o cabelo normalmente, de acordo com sua rotina. A minha rotina seria da seguinte forma: Shampoo sem sulfato, condicionador, leave-in e algum finalizador.


E pronto! Você está com seus cabelos devidamente nutridos! Lembrando que essa técnica é excelente não só para as cacheadas, mas para todas que estão com cabelos danificados. Então coloquem em prática e me contem depois!




Beeeeeijos!







Deixe um comentário!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *