Oi gente! Quem me segue no instagram (segue lá @segredosdebeaute) sabe que essa semana eu fui a uma palestra que aconteceu no auditório da Faculdade Senac. O palestrante era ninguém menos que o ilustre Ronaldo Fraga!  Pra quem não é da área e não conhece o trabalho do cara, saibam que Ronaldo ( a ínxtima) se destaca por desenvolver coleções que valorizam a cultura brasileira e ultrapassam a simples função de vestir, uma vez que são consideradas verdadeiras obras de arte. 




Em seu seminário "varejo criativo de moda", o designer, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós graduado na Parson's School em Nova York, falou um pouco sobre o processo criativo de uma de suas coleções, a qual teve como protagonista o couro confeccionado no Brasil e o sertão nordestino. Mas, se você pensa que o cara fez um shortinho de couro qualquer está muuuito engano meu caro! Ronaldo explica que deu uma nova interpretação ao couro, buscando inspiração em vários aspectos genuinamente brasileiros. Por exemplo, algumas partes do couro costumam ter pequenas falhas, devido aos arranhões que o animal sofre ao andar pela vegetação do sertão. Assim, esses pedaços de couro que possui tais ranhuras são descartados pela indústria como algo defeituoso. Mas, para Ronaldo, isso traz a característica de veracidade do material e, inclusive, identidade e história para a peça. Desta forma, sua coleção de inverno 2014 trouxe peças em couro verde com tais marcas que tornam cada peça única.

Fonte: Harpers Bazaar

                                                                                          Fonte: Harpers Bazaar

Ronaldo ainda falou um pouco sobre a atual situação da indústria têxtil brasileira, e sobre os problemas que os profissionais da área enfrentam para competir com os produtos baratos provenientes da China tendo em vista o custo final de nossos produtos depois de pagar milhões de impostos.

Ah! Vale lembrar que Ronaldo fica até o dia 1 de junho por Pernambuco, com uma loja temporária na Casa de Olinda que irá vender algumas de suas criações além de lançar o livro contando a história da Mary Poppins, em edição especial da Cosac & Naify, o qual foi ilustrado pelo estilista. Vale a pena conferir hein?

Momento tietagem :D


Turma do 1º período do curso de design de moda da Faculdade Senac PE.

Enfim, o seminário foi sem dúvida alguma extremamente produtivo e inspirador! Me desculpem certos designers que só sabem copiar e colar  modelo gringo mas, o que vocês fazem nem pode ser considerado moda... Já Ronaldo Fraga não só faz moda, como produz arte pura!


Beeeeijos!


Deixe um comentário!

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *