Umectação capilar é a técnica de envolver os fios com óleos 100% vegetais com o objetivo de repor nutrientes, realçar o brilho, combater pontas porosas e, para as cacheadas, ativar cachos e ondas. Desta forma, esta técnica é de extrema importância, tanto para as que praticam a rotina no poo, como para aquelas que possuem cabelos secos e/ou cacheados, fazendo toda a diferença na saúde e aparência dos fios. Entretanto, muitas pessoas tem receio de colocar óleo nos cabelos por causa dos mitos espalhados por aí:

Não se pode passar óleo na raiz. MITO
Quando você passa o óleo na raiz dos cabelos você está tratando sua raiz, e raiz tratada equivale a um cabelo mais bonito em sua totalidade. Mas atenção, o óleo deve ser passado no cabelo antes de lavar, assim o óleo será absorvido pelo couro cabeludo e seu excesso retirado pelo shampoo, contenha ele sulfato ou não.

Os óleos mais caros são os melhores. MITO
 Ledo engano minha cara... Aqueles óleos de marcas TOP geralmente são bemmmm batizados com óleo mineral, derivado do petróleo. Está aí o motivo pelo qual seu cabelo fica oleoso quando você passa esse óleo na raiz! O óleo mineral funciona como uma maquiagem: camufla o dano mas não trata. Além disso, ele se acumula nos fios deixando-os pesados. Quer comprar óleo de boa qualidade? Vá no Mundo Verde ou em lojas que vendem produtos naturais. O óleo tem que ser 100% vegetal para tratar, e não maquiar, os danos dos cabelos. 

Quem tem cabelo oleoso não pode usar óleo nos cabelos. MITO
Mais uma vez: se você usa óleo 100% vegetal seu cabelo não ficará oleoso, muito pelo contrário! Seu cabelo ficará menos poroso, mais sedoso, brilhoso e com balanço.



E por aí vai! São tantos mitos que as pessoas passaram a temer os óleos quando na verdade eles são uma benção para os cabelos. Se você é cacheada então, nem pense duas vezes, comece agora a umectar os cabelos periodicamente! Eu mesma procuro fazer umectação toda vez que lavo meus cabelos (dia sim, dia não) e, quando não tenho tempo, pelo menos uma vez por semana.

Mas quais os melhores óleos? 
São tantas opções gente! Tem o óleo de girassol, óleo de coco, óleo de rícino (excelente para os cabelos extremamente secos), óleo de semente de uva, até o azeite de oliva extra virgem serve para fazer umectação (é, aquele que vende no mercado mesmo gata!Tá vendo como não precisa gastar com morrococó? :D ).

Como fazer a umectação capilar? 
Antes de lavar os cabelos espalhe o óleo pelos fios massageando-os. Aplique também no couro cabeludo fazendo a massagem com as pontas dos dedos (nada de usar as unhas hein?). Deixe agir por 10 ou 15 minutos e lave o cabelo normalmente. O cabelo vai absorver a quantidade necessária e o restante será eliminado na lavagem.

E pronto! O resultado é um cabelo tratado e hidratado por um produto natural e baratex ( muito melhor que aqueles caríssimos)! Felicidade para seus cabelos e cartão de crédito! hahaha


Beeeeijos!


9 Comentários

  1. Raíssa Espíndola23 de abril de 2014 20:56

    Que bacana saber disso! Então todos esse óleos que vc indicou aí são os de cozinha mesmo, Cacau?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O azeite extra virgem é o de cozinha mesmo! Aqueles outros da garrafinha de plástico não podem ser usados pois são misturados a outras coisas. Todos os óleos vc acha em lojas de produtos naturais. A dica é: se for 100% vegetal (no rótulo sempre diz quando é) pode passar no cabelo sem medo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Lembrei da minha bisavó, que ainda quando morava no interior na fazenda passava óleo de coco no cabelo... E naquela época!!! Pense na sabedoria! Hehehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabedoria MESMO viu?! É uma maravilha!!!
      Beijos jess!!

      Excluir
  3. Peraí. Sabia nunca. Que babado. Mas não pode ser o Moroccanoil desse jeito né?
    ah, depois faz um ensinando a usar esses tb.

    BEIJÃO!
    amando cada post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tem silicone mineral Fe! Tem outra forma de usar pra não deixar os cabelos oleosos. ;)
      Beijos!!!

      Excluir
  4. Oi carol| Gostei muito das dicas!! Gostaria de saber se é verdade que a umectaçao nao faz os fios crescerem? e o cabelo deve estar limpos, pois o excesso de outros produtos interferem na umectaçao com cabelo sujo? e ainda mais: nao é comprovada a real eficacia do oleo ao ser aquecido? essas sao algumas duvidas, que surgiram quando estava lendo em outros bolgs sobre umectaçao capilar! entao pensei (pq tbm eu faço umectaçao) que era inutil fazer umectaçao!!! Por favor responde!!! Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo, td bom? Que bom que gostou das dicas! Olha, eu acho que essa história da umectação não fazer o cabelo crescer é um super mito! Pq quando vc faz a umectação vc está tratando e nutrindo seu cabelo e quanto mais saudável o couro cabeludo mais o cabelo cresce.Acontece que esse processo de crescimento do cabelo depende MUITO da alimentação, então se vc não se alimenta bem, não importa o que vc faça, seu cabelo vai se tornar fraco e partir, dando a impressão de que não está crescendo. Quanto ao excesso de produtos, eu nunca li nada a respeito do acúmulo de produtos da rotina no poo! Já que os produtos são mais naturais, eles não carregam o fio da mesma forma que aqueles que tem silicone mineral. Assim, se vc colocar silicone mineral no cabelo e depois fr fazer umectação pode ser que, realmente, o óleo não consiga penetrar, uma vez que o silicone mineral "encapa" o fio. Por fim, quanto ao aquecimento do óleo isso é verdade! Muitas meninas aquecem levemente o óleo vegetal antes de colocar nos cabelos, mas bem pouquinho hein?Só não pode ferver o óleo!
      Espero que tenha ajudado! Qualquer coisa pergunta! :)
      Beeeijos!!!

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *