Desde que comecei o blog tenho recebido muitos emails e mensagens de pessoas interessadas em fazer Faculdade de Moda. Muita gente pergunta como convencer os pais ou como tomei coragem pra migrar de uma área completamente diferente (direito) para o mundo da moda. Pensando nisso, resolvi criar essa tag para tirar suas dúvidas e contar como é a rotina de um estudante de moda. 


Bem, me sinto na obrigação de dizer algo totalmente clichê mas que é a mais pura verdade: não tem nada melhor do que fazer algo que você AMA! Por mais difícil que seja, por mais que as pessoas te achem louco, quando você  faz algo com paixão é sempre gratificante, e uma hora o reconhecimento chega. Se você está na dúvida quanto ao curso que vai colocar na hora de preencher a inscrição do vestibular, ou quer mudar de área, é só pensar que se todos fizessem cursos tradicionais como medicina, direito e engenharia nós não teríamos os grandes designers de moda, músicos, atores, pintores, arquitetos ou jornalistas incríveis que temos hoje. O mundo precisa de gente meio louca, que fuja do convencional mesmo e, se você é uma delas, se joga!

Agora, falando do mercado, você que quer fazer faculdade de moda pode ficar esperançoso. Segundo a consultoria Euromonitor, o faturamento do setor de moda no Brasil chegou a R$140 bilhões no ano de 2013. Além disso, segundo a ABIT ( Associação Brasileira da Indústria têxtil e de Confecções) o Brasil já figura como o sexto maior produtor têxtil do mundo, sendo o setor de moda o segundo no ranking de empregadores do país. Pronto, agora você já tem alguns dados para convencer seus pais, ou para ajudar na sua indecisão kkkk.


Ahhh mas e quando terminar a Faculdade? Vou trabalhar com o que? 
Gente, tem tanta opção de trabalho, em tantas empresas! Com certeza seu perfil se encaixa com um dos profissionais do ramo da moda. Vamos conhecer alguns?

Designer ou estilista: aquele que fará a parte criativa, que irá criar coleções de roupas, acessórios, sapatos...

Modelista: De grande importância, esse profissional irá transformar a criação do designer em moldes que serão necessários para cortar os tecidos e construir as roupas.

Fashion buyer: Esse trabalho tem todo meu amor. O fashion buyer trabalha em lojas de departamento ou grandes empresas e sempre frequenta as semanas de moda para se atualizar das tendências. Depois de se atualizar esse profissional leva as novidades para p designer da empresa que fará a nova coleção de acordo com as novas tendências. 

Personal Stylist: É o profissional que analisa o armário do cliente e faz toda a orientação de como se vestir para cada evento de forma adequada e como passar a imagem desejada.

Figurinista: Trabalha com teatro ou televisão criando os looks baseados na época histórica das peças ou programas.

Diretor de desfile:  Pensa e organiza o desfile de uma determinada marca, nos mínimos detalhes.

Jornalista de moda: Responsável por escrever artigos e colunas para revistas, jornais ou programas de televisão.

Editor de moda: Aquele que irá coordenar o trabalho dos jornalistas, fotógrafos, produtores, modelos... Deve ter uma boaaaa noção estética além de conhecimento em história da arte e fotografia.

E por aí vai! Além disso você pode sempre decidir ter sua própria marca e se tornar um empreendedor!

Espero que tenha dado para esclarecer algumas dúvidas.Aliás, podem continuar a mandar suas perguntas que ao longo da tag irei responder cada uma delas.



Beeeeijos!


Um Comentário

  1. Acho fascinante esse mundo da moda! E tem sim, cada vez mais, oportunidades de emprego pra galera que tá chegando agora! Se joga, cacau! Qual área vc quer seguir? Beijoss!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *